Mito ou verdade sobre ratos
Publicado em 9 de agosto de 2021
Mito ou Verdade? Conheça alguns fatos sobre os ratos
Algumas pessoas podem encarar os ratos como animais de estimação, no entanto, na maioria das vezes, ter um roedor dentro de casa não é considerado algo bom e existem diversas razões para isso. Existem três tipos principais de ratos: Mus músculos, conhecido popularmente como camundongo, Rattus rattus, que é o rato de telhado e por último o Rattus norvegicus, ao qual chamamos de ratazanas.
Eles são considerados pragas urbanas, causando prejuízos econômicos e de saúde. Dessa forma, controlar sua população é algo extremamente importante. No entanto, existem algumas verdades e mitos em torno desses roedores e vamos mostrar para você alguns.
1. Gatos podem controlar a população de ratos?
Mito! Os ratos são bastante prolíficos e conseguem se esconder em lugares inacessíveis para os bichanos. Dessa forma, fica difícil utilizar os felinos para exterminar os ratos de casa, a melhor solução é o controle de pragas.
2. A presença de ratos indica falta de higiene?
Mito! Embora as áreas com falta de saneamento básico sejam maiores reservatórios de roedores e outras pragas, residências limpas podem abrigar o problema. Se os ratos entrarem em sua casa ou prédio e encontrarem uma fonte de alimento, é possível que eles façam morada.
3. Ratos aparecem geralmente a noite?
Verdade! Os ratos costumam mover-se quando há menos ameaça de perigo. Dessa forma, eles saem nesse período em busca de comida e água. Geralmente os ratos se movem de forma individual e ficam em uma pequena área. Além disso, os ratos dormem por curtos períodos de tempo, utilizando o resto para encontrar suprimentos.
4. Ver ratos durante o dia é sinal de infestação?
Verdade! Avistamentos de roedores durante o dia é um péssimo indicador. Geralmente, mostra que existe uma grande população deles em sua casa. Para ter mais certeza, você deve observar se existem fezes ou danos dentro ou ao redor de sua residência.
5. O contato com o rato transmite leptospirose?
Mito! Ter contato com um rato não é o suficiente para adquirir a doença. É preciso entrar em contato com as fezes, urina ou receber a mordida do roedor para que cause esse tipo de infecção. É por isso que devemos tomar bastante cuidado, pois a leptospirose é uma doença que causa sangramentos, insuficiência renal e em muitos casos, a morte.
6. Só a urina e as fezes do rato causam doenças?
Mito! Além da urina e das fezes, a pulga do rato pode causar problemas de saúde. Isso porque ela transmite uma bactéria chamada Yersinia pestis, causadora da peste bubônica, doença que causa dores por todo o corpo, além de calafrios e confusão mental.
7. Os ratos aparecem mais em períodos chuvosos?
Verdade! Os ratos realmente são mais propensos a aparecer em períodos de forte chuva. Isso ocorre porque geralmente, as galerias de esgoto se enchem, forçando os roedores a buscar comida e abrigo, que eles encontram mais facilmente dentro das residências.
8. Os ratos são criaturas agressivas?
Normalmente, os ratos não são criaturas agressivas, no entanto, eles podem morder ao se sentirem ameaçados e por conta dos seus dentes afiados, sua mordida pode furar a pele. Isso pode acarretar problemas de saúde graves.
9. Os ratos não costumam deixar rastros?
Mito! Os ratos deixam sinais quando passam por um ambiente. Geralmente é comum encontrarmos marcas de roedura ou fezes por onde eles passam.
10. Alimentos contaminados por ratos podem causar doenças?
Verdade! Ao ingerir alimentos contaminados por fezes desse animal, você pode contrair samonelose, uma intoxicação alimentar causada pela bactéria salmonella, que age no intestino das pessoas, multiplicando-se e em muitos casos, atingindo a corrente sanguínea e outros órgãos, provocando graves infecções e até a morte.
Esses foram 10 mitos e verdades sobre os ratos. Por todos os motivos listados é fundamental que você mantenha o controle dessas pragas. Na Insetlig temos serviços de proteção para manter os ratos longe de sua residência e sua empresa.