Segurança Alimentar
Prover qualidade higiênico-sanitária em alimentação é fornecer alimentos seguros que não causem danos à saúde de quem venha a consumi-los, sem presença de contaminantes.
Um produto de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo, às necessidades do cliente. O alimento é higienicamente seguro quando manipulado dentro das normas de higiene que são cobradas pelos órgãos sanitários. Essas normas dizem respeito a asseio pessoal, lavagem de mãos, higiene da caixa d’água, do ambiente, controle de pragas, entre outras.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão público que trabalha para garantir que os produtos disponibilizados para a população não ofereçam riscos à sua saúde, e adota como instrumentos de controle e segurança sanitária o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que se fundamentam nas recomendações da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Codex Alimentarius.